Pediatria+ - São Lucas Saúde
Para melhorar sua experiência, selecione qual o seu perfil abaixo:

Pediatria+

Pediatra+ acompanha a saúde de crianças e adolescentes de forma integral

Focado na Atenção Primária à Saúde (APS), o Pediatra+ é o médico generalista especializado no cuidado da criança e do adolescente do Programa Médicos+, da São Lucas Saúde | Grupo NotreDame Intermédica. Este profissional atende o paciente desde os primeiros meses de vida para monitorar o desenvolvimento físico e motor, crescimento, comunicação e cognição. O trabalho também consiste em diagnosticar doenças precocemente para que recebam tratamento adequado o quanto antes, a fim de não comprometerem a qualidade de vida do paciente.

Assim como as outras categorias dos Médicos+, o pediatra trata do paciente de forma integral e indica para outros especialistas somente apenas quando for essencial.

Pediatra+

O Pediatra+ é um médico generalista que atende pessoas de 0 a 12 anos para orientar sobre cuidados desde os primeiros dias de vida e acompanhar o desenvolvimento do paciente, orientar os pais, monitorar vacinas, rotinas, exames e hábitos que devem ter para manter os filhos saudáveis. Todas as informações de saúde da pessoa, medicamento, histórico familiar e de exames ficam concentrados neste único profissional.

Por ser especializado em crianças, este é o profissional mais indicado para qualquer fim, seja para tirar dúvidas sobre comportamento, seja para tratar doenças. Caso veja necessidade, o médico pode encaminhar o paciente para pediatras de outras especialidades. Mas, é importante que as primeiras consultas sejam feitas com o pediatra generalista, que pode detectar o problema de forma mais ampla. Isto, porque se, por exemplo, a criança estiver com dores no joelho, o pediatra vai examinar e entender se aquilo é dor de crescimento ou se há a necessidade de uma consulta com ortopedista pediátrico.

Do recém-nascido ao adolescente

A primeira consulta com o pediatra deve acontecer assim que o bebê nasce. Nela, a criança passa por uma série de exames físicos para medir tamanho, peso, perímetro cefálico, grau de imunização e desenvolvimento neurológico.

Nos seis primeiros meses de vida, os pais devem levar o bebê ao pediatra uma vez ao mês. A frequência vai diminuindo com o tempo: dos seis meses aos dois anos, as visitas devem ser trimestrais; dos dois aos quatro, uma vez a cada seis meses. A partir dos cinco anos, as consultas passam a ser anuais. Além de acompanhar o desenvolvimento do paciente, o pediatra ajuda na prevenção de possíveis doenças.

Orientações

O pediatra também orienta os pais sobre cuidados, rotinas e hábitos que devem ser criados para ajudar no desenvolvimento da criança, bem como sobre a melhor forma de lidar com adolescentes e quando começar a incluir alimentos diversificados na dieta do bebê, além de tirar dúvidas sobre questões de comportamentos da crianças, qualquer sintomas e muitas outras orientações.

 

Referências Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Segs – acesso em 02/09/2020. Responsável pelo conteúdo: Luiz Celso Dias Lopes Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica