Setembro Amarelo - São Lucas Saúde
Para melhorar sua experiência, selecione qual o seu perfil abaixo:

Este site utiliza alguns cookies para controle de sessão, verificar seu uso em nosso site e para marketing. Você pode aceitar todos ou configurar quais deseja compartilhar.

Setembro Amarelo

A importância de falar sobre prevenção de suicídio. 25 set 2020

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização que tem como objetivo atuar na prevenção ao suicídio. Existem diversos fatores que podem contribuir para que uma pessoa atente contra a própria vida, por isso é fundamental conhecer os assuntos relacionados, entender os sinais e saber como agir ao identificar um caso real de pensamento voltado ao suicídio.

Números que mostram uma triste realidade:
No Brasil, 32 pessoas morrem por dia vítimas de suicídio. No mundo, acontece 1 caso de suicídio a cada 40 segundos. Totalizando cerca de 800 mil vítimas todo ano. Porém, estima-se que para cada caso de suicídio consumado existem em média 20 tentativas.

COMO PERCEBER SE ALGUÉM ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA?

Fique atento a casos de pessoas que estejam passando por pressões externas, como cobranças sociais, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso, humilhação entre outros. E, principalmente, em frases como “quero desaparecer” ou “prefiro morrer”.

SEMPRE EXISTE UMA FORMA DE AJUDAR

A principal ajuda que se pode dar nestas situações é ouvir com atenção, estar ao lado da pessoa e mostrar caminhos positivos. E nunca menosprezar o sentimento da outra pessoa. Uma outra forma de ajudar é mostrar que existem  profissionais que podem oferecer uma tratamento adequado e locais como o CVV, que por meio de um trabalho voluntário e gratuito se colocam a disposição para oferecer uma ajuda com apoio emocional.

Não é possível prever quando uma pessoa irá se suicidar, mas estima-se que 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Daí a importância de falar sobre o tema e conscientizar a população sobre esse assunto.

Para saber mais, acesse www.cvv.org.br – www.setembroamarelo.org.br ou pelo telefone 188.