Saúde Bucal - Hapvida NotreDame
Para melhorar sua experiência, selecione qual o seu perfil abaixo:

Este site utiliza alguns cookies para controle de sessão, verificar seu uso em nosso site e para marketing. Você pode aceitar todos ou configurar quais deseja compartilhar.

Saúde Bucal

A saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. 11 jan 2019

A saúde bucal reflete diretamente na saúde geral, bem como no bem estar biopsicossocial de cada indivíduo.

Hoje sabe-se que uma infecção na boca pode causar com frequência outras complicações de ordem geral. Recentes pesquisas indicam relação destas infecções bucais e as doenças cardíacas, derrame cerebral, nascimento de prematuros, diabetes e outras doenças.

Ter uma boca saudável é fundamental não apenas para garantir uma boa aparência, um sorriso bonito e um hálito agradável, mas também para garantir uma boa mastigação dos alimentos e conseguir um processo de digestão eficiente, aproveitando melhor os alimentos consumidos e evitando doenças no sistema digestivo. Além disso, os dentes ajudam na articulação das palavras, sendo fundamentais no processo da fala e, sem contar que os dentes são estruturas determinantes na estética facial.

Ausência de dentes, dor, inchaço, sangramento, mau hálito são todos indicativos de que algo não está bem, e que por isso você deve consultar um cirurgião dentista, com urgência. Mas não significa que se você não tem nenhuma destas alterações, você não precisa ir ao dentista com frequência.

Existem alterações silenciosas que podem ter graves consequências, como por exemplo, as lesões cancerígenas. Estas, normalmente não doem e não sangram. Ou seja, se você não quer ter surpresas negativas consulte o cirurgião dentista a cada 6 meses ou antes, se observar alguma alteração.

Dra Maria Inês Oliveira Nogueira
Coordenadora da Rede Odonto
CRO 45628