Prevenção de quedas em idosos - São Lucas Saúde
Para melhorar sua experiência, selecione qual o seu perfil abaixo:

Este site utiliza alguns cookies para controle de sessão, verificar seu uso em nosso site e para marketing. Você pode aceitar todos ou configurar quais deseja compartilhar.

Prevenção de quedas em idosos

Com o avanço da idade, trazemos junto, além de muita experiência de vida, uma debilitação dos nossos sistemas corporais que podem aumentar os riscos de eventos adversos. 26 jul 2019

Com o avanço da idade, trazemos junto, além de muita experiência de vida, uma debilitação dos nossos sistemas corporais que podem aumentar os riscos de eventos adversos.

Dentre eles, sabemos hoje que as quedas são bastante frequentes e acometem cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos e até a 50% naquelas com mais de 80 anos.

De modo geral, os principais fatores que contribuem para maior frequência das quedas em idosos estão relacionados à diminuição da força muscular, e da visão, e alterações que envolvem os sistemas de equilíbrio (que podem ser devido à fatores externos como medicações sedativas e/ou ansiolíticas).

Esses sinais surgem normalmente com o envelhecimento, mas podem ser prevenidos ou amenizados.

O que fazer para prevenir?

É importante o acompanhamento com o médico geriatra para monitorar fatores de risco como: patologias osteo-articulares (artrose, osteoporose), patologias neurodegenerativas (Parkinson, esclerose múltipla) e medicamentos em uso.

Caso esteja apto, a realização de atividade física regular tem extrema importância na prevenção das quedas já que com ela conseguimos melhorar a força muscular e o equilíbrio de forma muito efetiva.

Além disso, vale também ficar de olho em alguns detalhes do dia-a-dia:

– Elimine obstáculos do chão que possam levar a escorregões como tapetes e fios;

– Instale suportes de segurança e corrimãos em locais com maior risco de queda como banheiros, escadas, rampas e corredores;

– Atenção aos calçados para que estejam sempre firmes no pé e não ande de meias;

– Mantenha boa iluminação nos ambientes e corredores da casa;

– Evite bebidas alcoólicas;

– Tome os medicamentos no horário correto e informe ao médico caso sinta algum efeito colateral;

O Espaço Saúde Medicina Preventiva pode ajudar através do Grupo Vida Ativa, que conta com orientação de equipe multidisciplinar, consultas individuais com geriatra e atendimento diferenciado e integrado para recuperar a autonomia dos beneficiários acima de 60 anos.

Acesse o site www.saolucassaude.com.br/espaço-saude  ou o São Lucas APP e acompanhe o calendário dos grupos.

 

André Ignacio – Fisioterapeuta

CREFITO 197548-F