Maio vermelho - São Lucas Saúde
Para melhorar sua experiência, selecione qual o seu perfil abaixo:

Este site utiliza alguns cookies para controle de sessão, verificar seu uso em nosso site e para marketing. Você pode aceitar todos ou configurar quais deseja compartilhar.

Maio vermelho

O Maio vermelho é dedicado a conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca, que inclui os lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região. 14 Maio 2020

O Maio vermelho é dedicado a conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca, que inclui os lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região.

Cerca de 90% das pessoas acometidas de câncer de boca são fumantes. O consumo de álcool em excesso associado ao fumo também aumenta o risco. Além de próteses mal adaptadas e dentes quebrados que causam ferimentos nas mucosas e podem favorecer a ação de agentes carcinogênicos, como o fumo e o HPV (na relação oral sem preservativo).

O principal sintoma é o aparecimento de uma úlcera em qualquer área dos lábios ou parte interna da boca, diferentemente das aftas, as ulcerações que representam tumores de boca são assintomáticas, por isso é importante verificar qualquer lesão que não cicatrize em 15 dias. Outros sintomas que podem ser encontrados são: manchas brancas, avermelhadas ou enegrecidas nas mucosas da boca, inchaço nos maxilares, dentes que ficam frouxos repentinamente, mau hálito persistente, áreas adormecidas, emagrecimento repentino, nódulos no pescoço, dificuldade de falar, mastigar ou engolir.

Para prevenir, devemos ter uma boa higiene oral, afastar os fatores de risco conhecidos, evitar exposição ao sol sem proteção e consultar seu dentista, ao menos, uma vez ao ano como rotina. Manter uma alimentação saudável e realizar o autoexame de boca, verificando alguma alteração da normalidade.

O Câncer de boca diagnosticado em fases iniciais apresenta 85% de chances de cura, a confirmação do diagnóstico é através da biópsia, e, em caso positivo, o paciente é encaminhado ao serviço de oncologia para tratamento.