Janeiro Branco - São Lucas Saúde
Para melhorar sua experiência, selecione qual o seu perfil abaixo:

Janeiro Branco

O mês de janeiro foi escolhido para conscientização da saúde metal, pois, no início do ano, as pessoas têm a sensação de um recomeço, muitos planos e novo estilo de vida. 08 jan 2021

O mês de janeiro foi escolhido para conscientização da saúde metal, pois, no início do ano, as pessoas têm a sensação de um recomeço, muitos planos e novo estilo de vida. Esse clima foi a base para que as pessoas começassem o ano pensando também em sua saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar mentalmente saudável, é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as adversidades da vida, é ser capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.

Uma pessoa mentalmente saudável compreende que não existe a perfeição e que a vida real é regada de diversas emoções, como por exemplo: alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.

Além disso, são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

Em resumo, a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e como lida com os seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Então, saúde mental tem a ver com:
– Estar bem consigo mesmo e com seus familiares, colegas, amigos e qualquer outro;
– Entender os desafios da vida;
– Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
– Reconhecer o próprio limite e buscar ajuda quando necessário;

E como começar um novo ano de forma saudável?
A campanha Janeiro branco sugere que, neste início de ano, todos nós tomemos algumas medidas em prol de nossa saúde mental:
1. Refletir: com um novo começo, você está pronto para se tornar uma nova pessoa? Então, aproveite o momento de reflexão para pensar no que você pode mudar na sua vida para ser mais feliz.
2. Aceitar os ciclos: assim como os anos que iniciam e acabam, a vida também é feita de ciclos. Portanto, entenda que, se você estiver num mau momento, ele vai passar. E uma próxima etapa, de reconstrução e alegrias chegará. Então aproveite para se preparar para o próximo ciclo que vai começar!
3. Preparar-se para agir: o hábito de meditar e refletir sobre o que está acontecendo com você é essencial para conquistar o estado mental que você deseja. Sendo assim, o que você pode fazer, que pensamentos pode ter, que possam levar você a ter uma vida mais saudável e feliz?

E por fim, como manter a saúde mental?
– Não se isole, ao enfrentar um desafio ou problema;
– Reforce seus laços familiares e de amizade – estar ao lado de quem quer você bem ajuda sempre!
– Diversifique os seus interesses – que tal uma nova rotina? atividade física, talvez?
– Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo. Procure um livro que goste de ler, desenhe, procure fazer artesanato, caminhe no parque, passeie com seu cachorro!
– Procure ajuda profissional perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

Que o novo ano, traga a oportunidade de novos recomeços e renove sua esperança e principalmente sua saúde física e mental!