CÂNCER DE PRÓSTATA - São Lucas Saúde
Para melhorar sua experiência, selecione qual o seu perfil abaixo:

Este site utiliza alguns cookies para controle de sessão, verificar seu uso em nosso site e para marketing. Você pode aceitar todos ou configurar quais deseja compartilhar.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Exames preventivos salva vidas. Confira... 30 abr 2010

Um dos grandes problemas encontrados hoje em dia pelo homem é a dificuldade de encarar o exame de próstata, um tabu que tem que ser quebrado. Muitos homens já morreram por causa do câncer da próstata e mesmo assim, ainda existem preconceitos em relação ao exame.

Pesquisas mostram que o câncer da próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens e representa a terceira causa de morte em homens com mais de 50 anos de idade. A doença detectada no início tem grandes chances de recuperação, caso contrário pode levar à morte.

É mais comum, o aparecimento do câncer da próstata em homens acima de 60 anos. Sendo, que a manifestação começa mais cedo, muitas vezes antes dos 50 anos, em caso hereditário. Homens com antecedentes familiares de câncer da próstata estão mais suscetíveis a desenvolver esse tipo de tumor. O ideal é que os homens sempre façam os exames preventivos. Já os que têm históricos familiares, a recomendação é que façam a partir dos 40 anos. A próstata começa a aumentar de tamanho, geralmente, depois dos 45 anos.

O câncer da próstata pode ser tratado de várias maneiras, depende do seu estágio, como velocidade de crescimento, a idade e saúde geral do paciente. De acordo com especialistas, o desenvolvimento e a localização exata do tumor, ajudam na escolha do melhor tratamento.

A prevenção é a única forma de se diagnosticar o câncer em estágio inicial, quando ele é curável em 90% dos casos. É preciso conscientizar os homens de que a doença não tem sintomas, então esperar sentir alguma coisa para procurar um urologista é um erro grave.

Prevenção

Pesquisas apontam que os hábitos alimentares desregrados são uma das prováveis causas do aparecimento da doença em homens mais jovens. Por isso, os médicos recomendam a ingestão de pouca gordura animal, abundante alimentação vegetal (legumes, frutas e verduras), uso de vitaminas A e D, selênio (presente na castanha do Pará) e chá verde (catechinas), além de tomates e vinhos (licopeno). Essas indicações alimentares são baseadas em estudos sobre a doença. Mas é preciso informar também que ainda não é possível evitar o câncer, por isso o toque retal é imprescindível, exame que leva de 5 a 7 segundos.

Fonte: www.sbu.org.br