31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO - São Lucas Saúde
Para melhorar sua experiência, selecione qual o seu perfil abaixo:

Este site utiliza alguns cookies para controle de sessão, verificar seu uso em nosso site e para marketing. Você pode aceitar todos ou configurar quais deseja compartilhar.

31 DE MAIO – DIA MUNDIAL SEM TABACO

São Lucas Saúde ajuda a divulgar o DIA MUNDIAL SEM E TABACO. Confira: 11 Maio 2010

Desde 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS) articula com 192 países a comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), com a intenção de atrair a atenção de todo mundo e informar sobre as doenças e mortes evitáveis a elas relacionadas. Segundo números levantados pela OMS cerca de 200 mil trabalhadores não fumantes morrem todos os anos vítimas do fumo dos colegas e que 700 milhões de crianças respiram o ar poluído pelo fumo do tabaco, sobretudo quando estão em casa. Um em cada dez adultos morre devido ao fumo.

A campanha mundial deste ano pretende chamar a atenção para as mulheres, pois se constatou que hoje 20% das mulheres ao redor do mundo são fumantes, e que enquanto o número de homens fumantes estagnou, o de mulheres está em constante crescimento.

VOCÊ SABIA?

* A nicotina causa dependência da mesma forma que a cocaína, heroína e álcool.

* Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes.

* O tabagismo é diretamente responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.

* Enquanto fuma, o indivíduo introduz no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, como alcatrão, nicotina, monóxido de carbono, e substâncias radioativas.

* Ao fim do dia, em um ambiente poluído com fumaça de cigarro, os não fumantes podem ter respirado o equivalente a 10 cigarros.

* Florestas inteiras são devastadas para alimentar os fornos a lenha que secam as folhas do fumo antes de serem industrializadas. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é queimada. Portanto, a pessoa que fuma um maço de cigarros por dia, sacrifica uma árvore a cada 15 dias.

Fonte: São Lucas Saúde.