Geriatria+ - São Lucas Saúde
Para melhorar sua experiência, selecione qual o seu perfil abaixo:

Geriatria+

Conheça o Geriatra+, médico especialista na saúde do idoso

A São Lucas Saúde | NotreDame Intermédica criou o Programa Médicos+ para deixar o atendimento ainda mais humanizado, acolhedor e ágil. Para promover um envelhecimento saudável, qualidade de vida e prevenção de doenças, dentro do programa há o Geriatra+, médico que será responsável por organizar a jornada de saúde do paciente idoso em todos os aspectos. O especialista irá solicitar exames, fazer diagnósticos e indicar os melhores tratamentos de acordo com todo o histórico de saúde do paciente.

Geriatra+

O geriatra é um médico especializado no atendimento de pacientes acima de 60 anos. Ele é responsável por promover qualidade de vida, ajudar na prevenção e manutenção de doenças, gerenciar os medicamentos que devem ou não ser tomados para não prejudicar outros aspectos da saúde.

O Geriatra+ atua na Atenção Primária à Saúde (APS), tornando o atendimento mais humanizado e acolhedor. Todas as informações de saúde do paciente, como exames, medicamentos e histórico pessoal e familiar, ficam centralizadas com um único profissional, que trata de todos os aspectos da saúde e encaminha para um outro especialista quando há necessidade.

Além de entender o idoso de forma mais ampla, esse profissional diminui idas desnecessárias a diversos especialistas e pronto-socorro, e o número de exames repetitivos. Isto porque, com o histórico do paciente em mãos, o médico geriatra sabe quais testes devem ser feitos e ainda pode chegar a um diagnóstico mais preciso para indicar o tratamento adequado com menos chances de erro.

Com que idade procurar um geriatra? 

O mais indicado é iniciar as consultas com geriatra aos 60 anos – idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil.

Mais proximidade: Geriatra, gerontologista e gerontólogo

O geriatra é um profissional formado em medicina, que possui um registro no CFM (Conselho Federal de Medicina) e se especializa em geriatria. Ele pode diagnosticar, tratar e acompanhar o paciente de forma ampla. Já o gerontólogo é o profissional formado na graduação de gerontologia. Ele estuda todas as áreas do envelhecimento para otimizar a jornada de saúde do paciente. Pode atuar em conjunto com geriatras para proporcionar uma melhor experiência ao paciente. Outros profissionais de saúde também podem se especializar em gerontologia para atender o público idoso – como é o caso de dentistas ou fisioterapeutas.

 

Referências Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações do Uol – acesso em 03/09/2020. Responsável pelo conteúdo: Luiz Celso Dias Lopes Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica