Dúvidas Coronavírus - São Lucas Saúde
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Dúvidas Coronavírus

Diante do cenário de alerta global estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o novo coronavírus (nCoV-2019), bem como o aumento no número de casos suspeitos atrelado à doença no País – inclusive com o registro dos primeiros pacientes infectados no Brasil -, o Grupo São Lucas Saúde vem alertar seus beneficiários acerca das principais recomendações e medidas preventivas a serem seguidas.

Embora exista grande tensão por tudo o que tem sido veiculado na mídia, é fundamental manter a calma e não se dirigir imediatamente ao pronto-socorro. Confira abaixo perguntas frequentes sobre o tema:

Caso tenha viajado ao exterior

Orientações para pessoas que retornaram de viagens

 

Dirija-se imediatamente a uma dos Hospitais credenciados:

HOSPITAL SÃO LUCAS
Av. Brasil, n° 263
Vila Medon / Americana – SP
Fone: (19) 3475-7400 / (19) 3199-2570

HOSPITAL SÃO FRANCISCO
Praça Francisco Matarazo n° 60
Vila Galo / Americana – SP
Fone: (19) 3475-9900

Esclarecimentos aos beneficiários
O Grupo São Lucas Saúde reforça que está preparado e seguro para realizar o atendimento de casos suspeitos, seguindo o protocolo de manejo clínico e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Principais dúvidas

O que é?

Os coronavírus são uma grande família viral, causadores de doenças, que variam do resfriado comum à Síndrome Respiratória Aguda Grave. Essa nova variante do vírus (2019-NCOV) não havia sido identificada em humanos até janeiro de 2020.

Quais são os primeiros sintomas?

Febre alta, tosse e dificuldade em respirar. Caso apresente alguns desses sintomas e tenha viajado nos últimos 14 dias para os países com casos confirmados (China, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Emirados Árabes, Filipinas,  Camboja, Itália, França, Japão, Tailândia, Vietnã e Singapura), procure o médico. A lista atualizada de países com casos confirmados pode ser conferida aqui. 

Como é transmitido?

A transmissão ocorre por meio do contato com secreções ou proximidade com pessoa contaminada por período prolongado. O Brasil já tem caso confirmado, notificado pelo Ministério da Saúde. É fundamental manter as orientações preventivas descritas acima.

Quais são as medidas para prevenção?

Lavar as mãos regularmente com água e sabão ou utilize álcool gel 70%. Cubra a boca e o nariz ao espirrar, evite aglomerações e ambientes fechados, não compartilhe objetos de uso pessoal (como talheres, copos ou garrafas) e evite contato com pessoas com infecções respiratórias agudas. É recomendado também evitar viagens internacionais e, se possível, adiar.

Como tratar a doença?

Por enquanto, não há medicamentos disponíveis para combater os coronavírus. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Mediante pneumonia, insuficiência respiratória ou sinais de infecção generalizada, é necessária a internação do paciente.

Caso apresente qualquer sintoma da doença e tenha viajado nos últimos 14 dias para os países com casos confirmados, dirija-se imediatamente a uma dos Hospitais credenciados:

HOSPITAL SÃO LUCAS
Av. Brasil, n° 263
Vila Medon / Americana – SP
Fone: (19) 3475-7400 / (19) 3199-2570

HOSPITAL SÃO FRANCISCO
Praça Francisco Matarazo n° 60
Vila Galo / Americana – SP
Fone: (19) 3475-9900

Esclarecimentos aos beneficiários
O Grupo São Lucas Saúde reforça que está preparado e seguro para realizar o atendimento de casos suspeitos, seguindo o protocolo de manejo clínico e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dúvidas gerais

O exame específico para detecção do novo Coronavírus, o COVID-19, é coberto pelos planos de saúde?

Sim. Conforme protocolo e diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde e de acordo com o estabelecido na resolução normativa n° 453, de 12/03/2020, da Agência Nacional e Saúde Suplementar (ANS).

Os exames específicos, que devem ser solicitados por médicos, são os seguintes:

RT-PCR: realizado a partir do 3o dia após o início dos sintomas e até o 10o dia. Identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, possibilitando a conduta médica mais apropriada para o caso clínico.

Sorologia: para que tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja feito, pelo menos, 10 dias após os sintomas terem início. Caso esse teste seja apurado fora desse período pode ocorrer um falso negativo no resultado.

Além deles há os testes rápidos (de antígenos e de anticorpos), que proporcionam resultados rápidos, mas que, segundo o Ministério da Saúde, apresentam taxa de erro de 75% para resultados negativos.

Importante: somente o exame RT-PCR tem cobertura pelo plano, com diretriz de utilização. Lembrando que para todos os exames precisa do parecer médico.

Qualquer um pode se dirigir a um laboratório para fazer o exame específico para detecção da COVID-19 a ser coberto pelos planos?

Não. Seguindo o que determinam o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, e conforme estabelecido na resolução normativa n° 453, de 12/03/2020, da ANS, o exame específico será feito apenas nos casos em que houver indicação médica para casos classificados como suspeitos ou prováveis de doença pelo COVID-19.

O que fazer em casos de suspeita de Coronavírus?

A primeira medida é ficar em quarentena e isolamento familiar por 14 dias – tempo de incubação do vírus no corpo. Isso significa que quem estiver com suspeita de COVID-19 deve ficar sozinho em um quarto com as janelas abertas e sem contato com outras pessoas da casa. Também deve evitar passar pelas áreas comuns e utilizar máscara quando precisar ficar no mesmo ambiente com outras pessoas. Isto porque o vírus fica três horas suspenso no ar em ambientes fechados, o que facilita que outras pessoas da família sejam contaminadas.

O paciente com suspeita ou caso confirmado do novo Coronavírus deve ficar de repouso, tomar medicamentos para tratar os sintomas e ingerir bastante líquido. Caso haja febre forte e persistente ou falta de ar, deve ir ao hospital utilizando máscara.

Todos os beneficiários de planos de saúde terão direito a fazer o exame específico para detecção da COVID-19?

Sim, mas para a realização do exame SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19 – DUT) é necessária a autorização prévia.

Meu exame para o COVID-19 deu positivo, ou seja, tenho o vírus. Os planos de saúde, como é o caso da NotreDame Intermédica, cobrem o tratamento do novo cornavírus?

Importante registrar que não há tratamento específico para infecções causadas por Coronavírus. Pacientes infectados recebem medicação para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. O tratamento indicado pelo Ministério da Saúde é repouso e ingestão de bastante água e líquidos.

A cobertura do tratamento a pacientes diagnosticados com COVID-19 já é assegurada a beneficiários de planos de saúde, conforme a segmentação (ambulatorial, hospitalar ou referência) contratada.

Em casos indicados, o beneficiário terá direito a internação caso tenha contratado cobertura para atendimento hospitalar (segmentação hospitalar) e desde que tenha cumprido os períodos de carência, se houver previsão contratual.

Em que situações o paciente se enquadra na definição de caso suspeito da doença?

Conforme protocolo e diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, todos os casos em que a pessoa apresentar febre (acima de 37,8° C) ou pelo menos um dos seguintes sinais ou sintomas respiratórios: tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, dispneia (falta de ar), saturação de oxigênio menor que 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, ou tiragem intercostal.

Onde o exame específico para detecção da COVID-19 deve ser realizado?

O exame específico pode ser realizado nos laboratórios habilitados por cada respectiva operadora para atender os beneficiários que preencherem os critérios determinados pelo Ministério da Saúde.

Quando devo ir ao hospital?

É importante evitar idas ao hospital quando os sintomas forem leves. No entanto, se houve febre persistente, tosse com sangue ou dificuldade de respirar, o enfermo deve procurar um médico imediatamente.

O Grupo NotreDame Intermédica disponibiliza diferentes canais virtuais de atendimento, como a Telemedicina e o Questionário de Saúde sobre o Coronavírus. Acesse-os para tirar suas dúvidas.

Estou com suspeita de ter contraído o vírus, sentindo febre, tosse e dificuldade de respirar. O que devo fazer? Devo ir direto a uma emergência hospitalar?

Em 80% dos casos, os sintomas do Coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, a orientação da Organização Mundial da Saúde é evitar sair de casa.

Entre em contato pelos canais de atendimento do Grupo NotreDame Intermédica para mais orientações. Em caso de dúvida quanto a seu quadro de saúde, acesse o serviço de Telemedicina que disponibilizamos exclusivamente para beneficiários do Grupo NotreDame Intermédica.

O Ministério da Saúde orienta a evitar aglomerações e locais com muita gente, ligar para o 136 e, se for o caso, procurar uma unidade de saúde e não um pronto-socorro.

De todo modo, se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico o quanto antes para reduzir risco de desenvolver infecção mais grave e compartilhe seu histórico recente de viagens com seu médico.

Qual a diferença entre gripe e Coronavírus?

O novo Coronavírus e a gripe têm alguns sintomas em comum, como coriza, congestão nasal, febre, fadiga, dores no corpo e tosse. No entanto, a COVID-19 pode evoluir para casos de pneumonia viral ou insuficiência respiratória – a dificuldade ou incapacidade de respirar por conta própria; já a gripe dificilmente apresenta falta de ar e, caso não seja tratada, pode causar pneumonia bacteriana.As doenças também se diferem pois não são da mesma família viral: a gripe é do grupo Influenza; já o Covid-19 é do grupo Coronavírus, chamado de Sars-Cov-2.